Perdeu eletrodoméstico durante falta de luz no Paraná? Veja passo a passo para pedir ressarcimento à Copel

  • 24/09/2025
(Foto: Reprodução)
Danos em equipamentos após temporal podem ser ressarcidos; saiba como Consumidores que tiveram aparelhos queimados ou danificados após a falta de luz no Paraná podem pedir ressarcimento à Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). O processo é gratuito e pode ser feito pela internet, pelo aplicativo da companhia, por telefone ou postos de atendimento. Em um primeiro momento, não é preciso apresentar documentos. No entanto, a Copel pode solicitar laudos, orçamentos ou comprovantes adicionais para concluir a análise. Quando isso ocorre, os prazos ficam suspensos até a entrega das informações. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Foz do Iguaçu no WhatsApp O consumidor que deseja solicitar o ressarcimento deve acessar o site www.copel.com e pesquisar por ressarcimento de danos. Também é possível utilizar o aplicativo Copel, disponível gratuitamente para iOS e Android, ou registrar a solicitação por telefone. Segundo a companhia, o prazo máximo para pedir o ressarcimento é de cinco anos a partir da data do dano em equipamentos elétricos e de 90 dias em outros casos. O pedido deve ser feito pelo titular da conta de energia ou representante legal da empresa, no caso de pessoa jurídica. Temporal deixa 1,1 milhão de imóveis sem luz no Paraná Reprodução/RPC Leia também: Entenda: Destruição em cidade do Paraná foi causada por tornado, diz Simepar Acidente: Carro parte ao meio ao bater de frente com outro, e passageira morre na BR-376 no Paraná Veja: Equipe de hospital aplaude corpo de jovem após família autorizar doação de órgãos Prazos de análise Em caso de equipamentos que armazenam alimentos ou medicamentos, como geladeiras e freezers, a vistoria deve ocorrer em até um dia útil após o registro. Para outros equipamentos, a inspeção deve ser marcada em até 10 dias corridos. O cliente recebe a resposta em até 15 dias corridos após a vistoria ou após o pedido, quando não houver necessidade de visita. Se aprovado, o pagamento deve ser feito em até 20 dias corridos. Outros tipos de danos Nos casos que não envolvem aparelhos elétricos, como danos em áreas rurais, o prazo inicial de análise é de 30 dias, e o prazo médio para conclusão é de 120 dias. Se o pedido for aceito, o ressarcimento deve ser pago em até 90 dias. Casos de emergência Situações de risco à vida ou acidentes com a rede elétrica devem ser comunicados imediatamente pelo telefone 0800 da companhia. VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Oeste e Sudoeste.

FONTE: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2025/09/24/como-fazer-pedido-ressarcimento-copel-parana.ghtml


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